domingo, 3 de maio de 2009

Psicologia Esportiva - Motivação

O grau de dificuldade de uma tarefa está diretamente relacionado com a intensidade da motivação de um atleta. Um gesto técnico com grande grau de dificuldade gera alta ansiedade, já uma ação esportiva muito fácil gera tédio no atleta.
Para que se tenha um atleta sempre motivado a tarefa deve ter dificuldade compatível com sua capacidade, por isso os treinamentos são cuidadosamente preparados para que se atenda a todos os níveis de atleta dentro de uma equipe.
Existem alguns pontos que devem ser levados em consideração para que se tenha um atleta sempre motivado:
  1. A atividade de ser autotélica, ou seja, a única recompensa que o atleta deve esperar dela é o simples fato de poder realizá-la, prazer por fazer;
  2. Orientação para a conquista: o atleta está sempre voltado para o seu crescimento no esporte, aperfeiçoando seu autocontrole e autodisciplina, sendo persistente, alegre e espontâneo e tendo metas relistas;
  3. Ritmos de treino: leves, moderados, fortes, recuperativos, teóricos e descanso. A alternância dos tipos de treino também é uma fonte de motivação para o atleta;
  4. Percepção do novo: saia de cada treino com a sensação de que você aprendeu algo novo ou melhorou em alguma coisa;
  5. Descanso: atleta descansado é atleta motivado. O descanso faz parte do treinamento.

A motivação é a base para um desenvolvimento satisfatório no esporte. O atleta motivado está sempre bem condicionado ao treinamento e a competição, fazendo sempre o seu melhor, independente do resultado.

Estejam sempre motivados para que o caminho de vocês até a tão sonhada faixa preta seja sempre prazeroso. Não torne os treinos uma obrigação na vida de vocês.

Treinem forte. Ossssss.

Referência bibliográfica:

MIRANDA, R.; BARA FILHO, M. Construindo um atleta vencedor. Uma abordagem psicofisiológica do esporte. Porto Alegre: Artmed, 2008.

2 comentários:

  1. "A vida me ensinou a nunca desistir. Nem ganhar, nem perder mas procurar evoluir. Podem me tirar tudo que tenho. Só não podem me tirar as coisas boas que eu já fiz pra quem eu amo!!!" Dudu, MUITO OBRIGADO por me fazer a evoluir não só no Jiu Jitsu mas também na vida. O que você está fazendo pelo esporte aqui na cidade nunca ninguém fez e isso ninguém vai conseguir tirar de você! Agradeço em NOME DE TODA A NOSSA EQUIPE. Continue fazendo as coisas que você gosta! Osssssss

    ResponderExcluir
  2. "Um corpo que não vibra,é uma caveira que se arrasta!" Estaremos unidos nessa empreitada na revolução do esporte sandumonense! Osssss!

    ResponderExcluir