domingo, 31 de maio de 2009

Algumas imagens do Campeonato Estadual 2009

Nossos 4 medalhistas: Sérgio, Gustavo, Peter e Samurai.

Calma Gaúcho, Agosto já está aí. Valeu guerreiro.

Peter: mandou muito.

Algumas imagens do Campeonato Estadual 2009

Equipe Rotatori/Passarinho

Gustavo: "The Iceman".

É... dessa vez a guarda-aranha não funcionou.

Não adianta fazer careta, não. O bicho pegou!!!

Será que eu nunca vou lutar com alguém do meu tamanho?

Aí galera, não se esqueçam de me enviar todas as fotos e vídeos das outras máquinas, pois na minha tenho poucas imagens.

CAMPEONATO ESTADUAL 2009 - FJJD-RIO

Bom dia Equipe Rotatori e amigos do blog.
Muitos de vocês ainda devem estar dormindo e ainda não puderam ver como dia amanheceu muito mais bonito do que ontem. Esse foi o reflexo de uma atuação impecável de todos os integrantes da Equipe no Campeonato Estadual 2009.
Saimos de Santos Dumont às 11 horas da manhã de ontem nervosos e com várias dúvidas na cabeça: "puxo pra guarda, dou queda, espero meu adversário me puxar?", "será que meu adversário é forte, será que vou decepcionar meus amigos de Equipe?".
Pois saibam que hoje sou o homem mais orgulhoso do mundo por ter meu trabalho reconhecido por vocês. Nunca lutei tanto nesses meus 10 anos de Jiu-jitsu: 1 vez na minha categoria; 3 vezes na categoria do Peter; 1 vez com o Caveira; 2 com o Gaúcho; 2 com o Serjão; mais 3 vezes com o Gustavo e pra completar mais 3 vezes com o Samurai, que veio pra reforçar nosso time.
Chegamos a Santos Dumont às 3:00h da manhã de alma lavada e com a incrível sensação do dever cumprido.
Apesar de todas as dificuldades, nossa pequena equipe soube representar muito bem a Equipe Passarinho, em meio a tantas equipes grandes e de nome, com seus mestres precionando os árbitros e seus pares empurrando seus atletas.
Arrepiei ao escutar vocês calando várias equipes com os gritos: "Uh é Rotatori, uh é Rotatori!!!"
Muito obrigado pela confiança que vocês depositam em mim todos os dias. Esse é o combustível para o meu humilde e ainda incompleto jiu-jitsu.

Parabéns especiais para:
Serjão - Vice-campeão (faixa azul sênior - leve)
Peter - Vice-campeão (faixa azul adulto - super-pesado)
Gustavo - Vice-campeão (faixa branca adulto - meio-pesado)
Samurai - Campeão (faixa azul master - leve)

Ah, lembrem aos que criticam nossa equipe, aos recalcados que gostariam de estar dentro do nosso dojô mas não tem coragem, que só nós disputamos um campeonato estadual em nossa cidade e ainda por cima trazemos medalha.

Comemorem muito hoje, pois vocês merecem, e segunda estejam prontos para começarmos a nossa preparação para a 3a Etapa, em Agosto.
OBRIGADO POR TUDO. TREINEM FORTE. OSSSSSSSS!!!!!!!!!!!!!!!!
EDUARDO ROTATORI.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

CRONOGRAMA: CAMPEONATO ESTADUAL DE JIU-JITSU (FJJD-RIO)

Atenção guerreiros para o cronograma do campeonato para os atletas da Academia Passarinho:

Sábado - 30 de maio

15:10 - Faixa Roxa Adulto - Masc. - Pena, Leve, Médio, Meio-pesado, Pesadíssimo. (Dudu)
18:00 - Faixa Azul Adulto - Masc. - Galo, Médio, Meio-pesado, Pesado, Super-pesado, Pesadíssimo. (Peter)
19:00 - Faixa Azul Máster e Sênior - Masc. - Todas as categorias (Serjão, Samurai)
19:30 - Faixa Branca Adulto - Masc. - Pluma, Pena, Leve, Médio. (Gaúcho, Caveira)
20:30 - Faixa Branca Adulto - Masc. - Meio-pesado, Pesado, Super-pesado, Pesadíssimo. (Gustavo).

Devido ao horário das nossas lutas, a saída de Santos Dumont estará prevista para às 10:00 h, com chegada ao Rio por volta de 13:30 h.

Espero que estejam todos confiantes e concentrados, pois treinados eu sei que estão. Que Deus nos abençõe e nos dê calma e sabedoria para que possamos voltar com bons resultados.
Façam o seu melhor. Ossss.

sábado, 23 de maio de 2009

terça-feira, 19 de maio de 2009

O QUE É SER UM LUTADOR DE JIU-JITSU

Ser um lutador de jiu-jitsu é trocar horas de sono em sua cama confortável por horas de treino;
É sair na chuva fria ou no sol quente e escaldante para mais um dia de treinamento árduo;
É ter responsabilidade e não agredir nem humilhar um desprotegido ou indefeso;
É respeitar os mais graduados e se espelhar-se neles;
É amar a si mesmo e ao próximo, respeitando os mais fracos, mas nunca ser um deles;
É ter espírito de guerreiro e lutar até a morte, se preciso, para se sentir orgulho da vitória;
É ter disciplina para dizer não quando te chamarem para sair na hora sagrada do seu treino;
É seguir fielmente todas as tradições milenares da arte suave, que por muitos são esquecidas;
É preciso ser frio, trocar os abraços e carinhos da pessoa amada por estrangulamentos, torções, luxações e sangue;
É controlar seus sentimentos, e às vezes, até se desfazer de alguns deles;
É ter como família sua equipe de jiu-jitsu;
É compreender as lições do seu mestre e aplicá-las em sua vida, por mais dura que sejam;
É ser corajoso por colocar em risco sua integridade física, na qual muitas vezes pode ser grave;
É superar as dores e não desistir dos objetivos;
É trocar tudo e todos pra treinar e sentir-se conformado com isso;
Suas orelhas, joelhos e outras articulações nunca mais serão os mesmos, mas mesmo assim ele nunca mais deixará de praticar esse esporte.
Isso sim é ser um lutador de respeito.

TREINEM FORTE. OSSSS.

sábado, 16 de maio de 2009

Rotatori Jiu-jitsu e Academia Vidativa: juntos em prol do Jiu-jitsu de Santos Dumont.



Vocês sabem o que é Overtraining?

Autores: Mauri Schwanck Behenck *(1) Silvana Corrêa Matheus *(2) Luiz Fernando Martins Kruel *(3) Renan Maximiliano Fernandes Sampedro *(4).

Hoje em dia, os atletas de ponta, estão sempre atrás de melhores marcas ou limites. Com isso a preparação física muitas vezes é exagerada, trazendo para os atletas uma redução no seu desempenho físico.Esse fato ocorre pelo desgaste físico e psicológico que o atleta sofre por esse supertreinamento, chamamos esse fato de “Síndrome de Overtraining” (S.O).
O surgimento da S.O, apareceu mais nos casos, onde os atletas fazem um intenso trabalho físico com um pequeno intervalo de recuperação com duração de aproximadamente duas semanas. Os fatores ambientais também são uma das causas, como o processo seletivo entre atletas para uma grande competição.
Atletas amadores ou aqueles que praticam o esporte apenas por lazer, também podem sofrer a S.O, pois certamente eles treinam individualmente, sem nenhum auxílio de um treinador específico da modalidade. A manifestação mais comum num atleta com a S.O é apresentar uma queda no desempenho físico na modalidade que ele prática. Mas inúmera alterações clínicas que determinam se o atleta está com a S.O. Por exemplo: queixas de fadiga, alteração do sono e perda de peso.
O processo da S.O começa com a fadiga, se não for tratada, passa a ser overreaching, que representa um overtraining leve. Caso não se trabalhe adequadamente na recuperação do atleta, o problema passa a ser mais complicado, chegando o atleta a ter a S.O. Para a prevenção e o tratamento da S.O, o atleta tem que conhecer seus limites. No primeiro instante, atleta e treinador tem que trabalhar num treinamento periodizado. Isso significa que o treinador terá que escolher em qual período que o atleta deverá ter a sua preparação. Poderá ser num Macrociclo, Mesociclo ou simplesmente num Microciclo. Outros aspectos que não só os atletas, mas os treinadores, poderão auxiliar na prevenção ou detectização a S.O são : controle do peso do atleta, estado psicológico e controle da freqüência cardíaca. O tratamento é realizado somente com repouso e o restabelecimento físico e mental, que dura no máximo de 6 a 12 semanas, dependendo de cada caso.
Porém, a melhor forma de se prevenir a SO, é conseguir fazer um treinamento com o auxílio de treinadores ou professores especializados na modalidade exercida. Não esquecendo de fazer o repouso certo, para se recuperar da energia dispensada com o exercício físico realizado.

*(1) - Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). *(2) - Professora de Educação Física Especializada em Fisiologia do Exercício no Centro de Educação Física e Desporto da Universidade Federal de Santa Maria (CEFD-UFSM/RS). *(3) - Professor de Educação Física Coordenador do Grupo de Pesquisa em Atividades Aquáticas - UFRGS/UFSM . Mestre e doutorando em Fisiologia do Exercício. *(4) - PhD em Fisiologia do Exercício. Professor titular da Disciplina de Fisiologia do Exercício da UFSM/RS. Coordenador do Curso de Pós-graduação do CEFD-UFSM,RS.

"DESCANSO (REPOUSO) TAMBÉM FAZ PARTE DO TREINAMENTO".
Treinem forte..... mas também descansem. Ossss.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Projeto Social Luta e Vida

A Escola Estadual Padre Antônio Vieira (Córrego do Ouro) conseguiu a liberação de uma verba por parte do Governo do Estado de Minas Gerais para que se desenvolva, ainda este ano, na escola o Projeto Social "Luta e Vida".
Este projeto foi idealizado pelo professor de Educação Física da escola, Eduardo Rotatori, em 2008 e visa atender de 30 a 40 jovens, com idade entre 7 e 16 anos, com a implantação do Jiu-jitsu na referida escola.
"Nosso objetivo é ocupar o tempo oscioso destas crianças, colocando-as em uma prática esportiva que além de ser muito saudável, vai recuperar a auto-estima destes jovens, desenvolvendo o senso de humildade, de cooperação, respeito e disciplina. O jiu-jitsu vai ajudar não só os jovens participantes, mas a sociedade sandumonense como um todo. Agradeço muito o apoio da Direção da escola e espero contar com a ajuda de toda a Equipe Rotatori de Jiu-jitsu."
Treinem forte. Osss.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Você sabe como surgiu a Equipe Rotatori de Jiu-jitsu?

Ao contrário do que muitos pensam a Equipe Rotatori não surgiu a partir de uma briga com a Academia Muscle Fitness.
Eu cheguei a Santos Dumont em 1999 e já praticava jiu-jitsu quando fui treinar na Academia Muscle Fitness com o Prof. Celinho (ex-aluno do Prof. Passarinho), com quem peguei a faixa azul (2001). Posteriormente, em 2006, depois de algum tempo parado devido a faculdade, recebi a faixa roxa na mesma academia, porém com o Prof. Thales (Ponte Nova/MG), através do faixa marrom Jhoey.
Quando comecei a dar aulas de Educação Física passei a ter dificuldade de treinar por causa de horários e então me vi em um dilema: "ou treino em algum lugar que tenha um horário compatível com o meu, ou terei, novamente, que parar de treinar". Como a segunda opção estava descartada, e o Prof. Leonardo Galdino da Academia Vidativa já havia me oferecido um espaço para que eu pudesse dar treinos, resolvi convidar alguns amigos para podermos começar as aulas.
Motivado por meu irmão Marco Henrique, que conseguiu os tatames em São Paulo a preço de custo, por meus pais, minha irmã e minha namorada (e agora esposa), comecei os treinos em abril de 2007 com apenas um aluno, Wendel, que ainda hoje treina comigo. Depois vieram: Sérgio, Alan, Paulo Vítor, Raphael, Carol (minha irmã), Liliane (minha esposa) e outros.
No final de 2007, comecei a treinar também em Juiz de Fora com o Prof. Passarinho, na Academia Pumping Fight, e passei então, após autorizado, a representar a Equipe Passarinho em Santos Dumont. Foi um grande salto para o Jiu-jitsu da cidade, que passou a ter atletas disputando competições a nível estadual.
Em 2009 já pensava em criar um nome para nossa equipe, até que o aluno José Victor propos um nome e trouxe uma logomarca para a equipe. Aprovado por todos surgiu a "ROTATORI JIU-JITSU - EQUIPE PASSARINHO".
Agradeço a todos que, direta ou indiretamente, com pensamentos positivos ou negativos, contribuiram para que cada vez eu tivesse mais força e mais vontade de desenvolver um jiu-jitsu de qualidade em Santos Dumont.
A todos, de coração, o meu muito obrigado.


Treinem forte. Osssss.
Eduardo Rotatori.

ANTES

DEPOIS

Patrocínio Loja Budô Brasil

A partir de agora Eduardo Rotatori é atleta patrocinado pela loja Budô Brasil, melhor loja de fight wear da região. Agradecimentos a Cíntia Aquino pelos contatos e ao Sr. Geraldo (Budô Brasil) pelo apoio.

2a Etapa Circuito Rio Mineirinho - Campeonato Estadual (FJJD-Rio)


Boa noite Equipe;
o Campeonato Estadual está confirmado para o dia 30 de maio, no mesmo clube onde foi a 1a etapa. As inscrições serão R$ 40,00 e poderão ser feitas até o dia 22 de maio, mesma data para a filiação, que é R$ 25,00. Agora a boa notícia: quem se filiar até o dia 15 de maio a taxa de filiação será R$ 15,00. Terça-feira (12 de maio) levo as fichas para o Passarinho assinar e quarta (13/05) pego a documentação e o dinheiro da galera para poder enviar quinta-feira (14/05).
Treinem forte. Osssss.


quinta-feira, 7 de maio de 2009

Você perdeu??? Deu mole!!!

Camisa autografada por Amaury Bitetti
Equipe Passarinho
Haroldinho, André Bottino, Amaury Bitetti, Dudu Rotatori e Passarinho.
Wendel, Amaury e Dudu.
Amaury Bitetti dando moral para a Equipe Rotatori Jiu-jitsu
(Gustavo, Alan, Amaury, Sérgio, Dudu e Wendel)

ATENÇÃO GUERREIROS!!!!

Sábado (09/Maio) o treino será de pano (kimono). Está liberado para treinar sem kimono apenas a galera do Muay Thai. Dia 30 está aí e precisamos intensificar nossos treinos. A prioridade sábado serão as quedas, afinal, campeonato se começa em pé.
Treinem forte. Osssss.

Como deixar seu comentário.

E aí galera,
desculpem por ontem não ter dado o treino, mas é porque eu estava passando muito mal.
Estou passando por aqui hoje para dizer que os comentários só são postados se vocês tiverem uma conta de acesso (login). Alguns amigos disseram que não estão conseguindo deixar seus recados. Tentem criar uma conta de seguidor do blog.
Treinem forte. Ossss.
Eduardo Rotatori.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Equipe Rotatori Jiu-jitsu - Alguns dos guerreiros




Cont. Treino 04/05/2009

Gustavo - Garra (e sua faixa doada pelo mestre Yoshida)
Renatinho - Dedicação

Bruno - Seja bem-vindo

Kayque - Inteligência

Treino 04/05/2009

Peter - Humildade
André - Determinação

Sérgio - Persistência


Caveira - Insistência

Gaúcho - Motivação

PROVÉRBIO CHINÊS

Um mestre estava num salão com todos os seus discípulos e disse a eles: "É chegada a hora de conhecermos o meu sucessor. Para que alguém se mostre digno da posição, tenho um teste para vocês". Levantou-se, pegou um vaso de porcelana raríssimo, com uma flor amarela dentro, e colocou em cima da mesa no centro da sala. Deu um passo para trás e disse: "Aqui está o problema", e se sentou na cadeira e ficou esperando. Depois de minutos sem uma solução, um dos discípulos de lá do fundo da sala levantou, caminhou em passos firmes até a mesa, sacou da espada e quebrou tudo. Voltou e se sentou. O mestre levantou e disse: "Ali está o meu sucessor. Porque onde existir um problema, ele tem de ser destruído".
Guerreiros;
coloque isso em suas vidas. Quando houver um problema, ele não pode ser acariciado, enfrente-o com toda sua energia.
Treinem forte. Ossss.

domingo, 3 de maio de 2009

Psicologia Esportiva - Motivação

O grau de dificuldade de uma tarefa está diretamente relacionado com a intensidade da motivação de um atleta. Um gesto técnico com grande grau de dificuldade gera alta ansiedade, já uma ação esportiva muito fácil gera tédio no atleta.
Para que se tenha um atleta sempre motivado a tarefa deve ter dificuldade compatível com sua capacidade, por isso os treinamentos são cuidadosamente preparados para que se atenda a todos os níveis de atleta dentro de uma equipe.
Existem alguns pontos que devem ser levados em consideração para que se tenha um atleta sempre motivado:
  1. A atividade de ser autotélica, ou seja, a única recompensa que o atleta deve esperar dela é o simples fato de poder realizá-la, prazer por fazer;
  2. Orientação para a conquista: o atleta está sempre voltado para o seu crescimento no esporte, aperfeiçoando seu autocontrole e autodisciplina, sendo persistente, alegre e espontâneo e tendo metas relistas;
  3. Ritmos de treino: leves, moderados, fortes, recuperativos, teóricos e descanso. A alternância dos tipos de treino também é uma fonte de motivação para o atleta;
  4. Percepção do novo: saia de cada treino com a sensação de que você aprendeu algo novo ou melhorou em alguma coisa;
  5. Descanso: atleta descansado é atleta motivado. O descanso faz parte do treinamento.

A motivação é a base para um desenvolvimento satisfatório no esporte. O atleta motivado está sempre bem condicionado ao treinamento e a competição, fazendo sempre o seu melhor, independente do resultado.

Estejam sempre motivados para que o caminho de vocês até a tão sonhada faixa preta seja sempre prazeroso. Não torne os treinos uma obrigação na vida de vocês.

Treinem forte. Ossssss.

Referência bibliográfica:

MIRANDA, R.; BARA FILHO, M. Construindo um atleta vencedor. Uma abordagem psicofisiológica do esporte. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Os 20 mandamentos até a faixa preta:

GRACIEMAG #122

  1. Não amarrarás;
  2. Não afrouxarás;
  3. Não matarás treinos por motivos bobos;
  4. Não farás uso em excesso de álcool;
  5. Não farás uso em excesso do bate-estaca;
  6. Não usarás kimonos mal-cheirosos nem esquecerás do asseio;
  7. Não reclamarás da arbitragem - concentre-se em finalizar;
  8. Não creontarás - respeite seu mestre e sua academia;
  9. Não acatarás ordens que vão contra seus valores morais;
  10. Não serás grosso durante os treinos;
  11. Não farás da sua orelha estourada um troféu;
  12. Não sucumbirás aos biscoitos de chocolate, brigadeiros e afins;
  13. Não ficarás se exibindo - seja discreto, afinal, quanto mais exposto mais fácil é o alvo;
  14. Não falarás demais na academia nem causarás intriga entre os parceiros de treino;
  15. Não farás covardia;
  16. Não levarás a sério nenhum filme do Steven Seagal;
  17. Não contarás vantagem;
  18. Não tardarás a soltar o golpe quando o adversário bater;
  19. Não descontarás o estresse do dia-a-dia nos parceiros de treino;
  20. Não roubarás as Havaianas do colega de treino.

sábado, 2 de maio de 2009

Dia de treino também é dia de foto

Caveira e Peter.
André e Gaúcho.

Marquinho (Empresário) e Sérgio - "Tamo junto aê".


Victor, Renatinho e Peter.
Renatinho, Raphael, Peter, Gustavo e Repolho.

Peter, Gaúcho e Renatinho.

Oração do Lutador

ORAÇÃO DO LUTADOR
Senhor;
peço sua proteção antes de entrar na área de luta.
Ilumina minha mente para que eu seja inteligente o suficiente para saber me defender dos ataques dos meus adversários.
Fortifica meu corpo para que eu seja capaz de suportar os golpes do meu oponente sem me abalar.
Orienta minhas ações para que eu saiba atacar com sabedoria.
Governa meu corpo para que minha força se multiplique e meus golpes sejam eficientes.
Senhor;
faz com que esta luta seja limpa, franca e justa e que eu tenha sucesso, pois muito tenho trabalhado para isso.
Livra-me dos perigos, dos acidentes e de qualquer situação que possa me impedir de construir a minha felicidade.
Acompanha-me e certifica-me de que estarei indo ao encontro das minhas melhores opções.
AMÉM.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Marco Rotatori leva nosso nome a Seminário de Kyra Gracie na Ryan Gracie Team/SP.

MH Rotatori na Ryan Gracie Team.
Kyra Gracie e MH Rotatori.

MH Rotatori e Celsinho Venícius (Campeão Mundial de Jiu-jitsu).


Kyra Gracie dando uma moral pra Equipe Rotatori de Jiu-jitsu.
Valeu mano MH pela força
Treinem forte.
Osssss!!!!
Eduardo Rotatori.




Treinos MMA/Muay Thai - Professor Samuel "Monstrão" (Minotauro Team)


O Professor Samuel "Monstrão" (Minotauro Team) vem dando a maior força para a galera da Equipe Rotatori mostrando suas excelentes técnicas tanto no MMA quanto no Muay Thai.
Valeu Monstrão, obrigado pela força.