segunda-feira, 10 de maio de 2010

UM DIA INESQUECÍVEL.... PARA SE ESQUECER....

Vou deixar hoje aqui postado como foi minha primeira participação no Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu.
Meu dia se iniciou às 4h da manhã, após ter dormido apenas 2h e meia (claro, devido ao nervosismo). Fui para JF pegar o ônibus de 5:45h com destino ao Rio de Janeiro.
Muitos me perguntaram por que eu não havia aceitado a carona na van dos nossos eternos adversários da BTT/JF (vejam bem, adversários, não inimigos) oferecida pelo meu parceirasso Nogueira. Não foi pelo motivo de eles serem adversários (inclusive havia um atleta deles que eu poderia enfrentar em busca do ouro), foi porque eu senti que precisava realmente ir a esse campeonato sozinho. Pensar no "meu jiu-jitsu", nos meus objetivos com a arte e se realmente era isso que eu queria para mim.
Continuando...
Cheguei ao Rio 8:45h, sozinho e me "borrando" de medo peguei um táxi rumo ao maior templo que o jiu-jitsu já teve: Tijuca Tênis Clube, onde feras consagradas do jiu-jitsu mundial lutaram durante muito tempo como, Royler Gracie, Amaury Bitteti, Wallid Ismail, Zé Mário Sperry, Murilo Bustamante, Ryan Gracie, Fábio Gurgel, Roger Gracie, Ronaldo Jacaré, Saulo e Xande Riberio, iihh.... a lista é incontável.
Às 9 da manhã já estava no ginásio e quando botei o pé lá dentro senti realmente uma energia diferente, senti que aquele poderia ser o meu dia.
Foram 3 horas e meia pensando...
Esperei até 12:30 para ir pro aquecimento. Até aí já havia visto o Nogueira fazer, brava e brilhantemente, diga-se de passagem, suas duas lutas e finalizado ambas com seu famoso katagatami. Isso ainda me motivou muito mais, principalmente quando vi em seus olhos a emoção de ter se sagrado campeão brasileiro, com certeza dedicando a vitória para sua mãe (recentemente falecida) e também a seu professor e companheiros de treino.
Enfim, entrei para a luta. Meu adversário era simplesmente da equipe tri-campeã mundial por equipes, Alliance, mas isso não me abalou. Puxei pra guarda e raspei: 2x0.Tentei passar a guarda, ele quase pegou meu braço, mas defendi bem e levei ele pra fora da área de combate. Voltamos em pé. Ele tentou me botar pra baixo e no mesmo instante raspei novamente. Não sei se ele levou os pontos da queda, mas pude ver que meu placar tinha 4 pontos, ainda estava na frente. Faltava pouco, porém não sei como, ele caiu na minha meia-guarda. A adrenalina já tinha sugado todo o meu gás e pra não deixar ele passar, pensei:  "abro a guarda, tento sair girando pra ficar em 4 apoios, amarro um pouquinho e pronto. Mas o camarada foi malandro, esperou eu tentar sair e pegou minhas costas com o estrangulamento encaixado. Passou um filme na minha cabeça: todo o esforço, a viagem, minha família, meus companheiros de treino... Apesar de todos os gritos do meu único córner, Nogueira, aquele sabe? Da academia "inimiga"? Pois é... TETO PRETO... e o juiz me salva....
Querem saber como me senti? Derrotado, lógico!!! Por mim mesmo, por meus péssimos treinamentos, por minha cabeça e por meu adversário, lógico.
E agora? Quem vai me dizer onde eu errei? Sinceramente, não sei. Estava sozinho, sem ninguém mais experiente pra me orientar. Ah, o que que tem né? Já estou assim a tanto tempo mesmo, né?
Corri pro vestiário e passei os próximos 20 minutos vomitanto, um misto de acidose muscular e estresse emocional.
Sei que não me faltam qualidades técnicas, mas me faltam orientações técnicas do tipo "você precisa melhorar sua defesa", "você se preocupa muito em pontuar, mas não ataca com eficiência", "vamos fazer um treinamento específico pra você melhorar nas suas deficiências".
Eu não busco faixa, busco ser completo. Não busco ser o melhor, mas estar entre os melhores.
Preciso de treinamento para campeonato ou então parar de competir e simplesmente ser o "cabeça" da Equipe Rotatori Jiu-jitsu, dedicar ao que ninguém pode questionar, que é minha capacidade para ensinar e "puxar" os treinos físicos intensos da equipe. Passar a ser o professor e não o competidor.
Voltei pra casa triste, porém com várias lições para aprender.
Passei mensagens para algumas pessoas dizendo: "PAREI. NÃO LUTO MAIS!", porém com o apoio da minha família, dos meus parceiros de treino, do próprio Nogueira (BTT, sabe?), e de um camarada que tem sido de suma importância no meu lado motivacional, resolvi voltar atrás na minha decisão e retornar ao Rio o mais breve possível pra mais uma GUERRA. VALEU MEU PARCEIRO DE EQUIPE E IRMÃO SAMURAI, O MAIOR GUERREIRO DENTRO DA EQUIPE PASSARINHO. Você é um exemplo de determinação e vontade. Espero poder participar com você de muitos outros campeonatos.
Agora, vou fazer o que todos os meus verdadeiros amigos dentro do jiu-jitsu estão me dizendo: "PROCURE O QUE FOR MELHOR PRA VOCÊ".
Acho que todos deviam fazer o mesmo....
TREINEM FORTE, DE VERDADE.
OSS.
OBRIGADO A TODOS QUE AINDA ASSIM ACREDITAM EM MIM.
EDUARDO ROTATORI

9 comentários:

  1. "O CORPO É UMA ARMA, CUJA EFICIêNCIA DEPENDE DA CAPACIDADE COM QUE SE USA A INTELIGêNCIA"
    NÃO FIZ MAIS DO QUE MINHA OBRIGAÇÃO DE AMIGO...SEI QUE FARIA O MESMO.
    DEUS TE ABENÇOE!

    ABRAÇO..NOGUEIRA

    ResponderExcluir
  2. Independente de qualquer resultado obtido nas competições, pode ter certeza, você para nós, será sempre "nosso campeão".
    Que Deus te abençoe. O futuro a Deus pertence.
    Seus pais e irmãos.

    ResponderExcluir
  3. Carol Rotatori
    Irmão, há acontecimentos que não combinam com explicações. E mesmo que explicações existissem, não seriam capazaes de aplacar a dor que provocaram. Nem sempre os claros objetivos postulados da razão conseguem resolver as questões humanas. Amo você! Será pra sempre nosso Kimura!

    ResponderExcluir
  4. Duda, para vencer na vida náo é importante chegar primeiro. Simplesmente é preciso chegar, levantando a cada vez que cair pelo caminho. Lembre sempre em sonhar, pois se não sonhar, nunca encontrará o que existe além dele.

    **Melhor chegar por último e dizer que tentou, do que parar e dizer que não deu.

    ResponderExcluir
  5. Irmãozinho....

    Levante a cabeçã e olhe para o futuro, o que você fez pelo jiu-jitsu de Santos Dumont nunca será alcançado por ninguém na cidade. O novo projeto da Equipe Rotatori de Jiu Jitsu vai ser sem dúvida a melhor coisa que irá acontecer na vida de muitas crianças da nossa cidade, isso o que você faz já é uma vitoria enorme. Aguentar o que você já aguentou dentro da nossa academia e ainda ter cabeça e coração para poder pensar em ajudar os próximos será a sua maior qualidade.

    Você ainda vai ser recompensado por tudo o que você já fez de bom!

    NUCA DESISTA DE LUTAR!!

    ResponderExcluir
  6. Fala duduzão, primeiramente queria te parabenizar pela heróica odisséia até o rio com todas as suas dificuldades e adversidades e um resultado não tão positivo. infelizmente a galera da equipe não pôde ir por motivos que sempre frizo e reclamo, ninguém me entregou as fichas de filiação nem perto do tempo que determinei,fiquei muito decepcionado com a minha equipe com relação a isso, pq ano passados literalmente nadamos de braçadas na liga e etc, não vem ao caso, mas enfim... eu nunca precisei de babá pra me filiar nem pra me ver lutar ,sempre fui sozinho como vc foi, e muitas vezes instruído por adversários meus de outras academias ,e ganhava, graças a deus, como tb já perdi diversas vezes, aconteçe.
    eu acho que fica fácil demais colocar impecílios e desculpas em coisas que nós mesmos erramos, é como sempre digo desculpa de quem perde, acho que tudo na vida e nas situações que passamos (adversas) ou (não) são lições que temos que tirar e corrigir, e sinceramente, no seu caso não acredito que seja, falta de determinação (em querer competir pq vc esta indo mesmo nas competições), ou falta de um córner (pq uma pessoa qualquer as vezes é melhor que um companheiro de treino) uma pessoa que derrepente não esta envolvida no seu treino ,ou no seu jogo, as vezes te passa menos nervosismo do que uma que já sabe e tem real conciência do que realmente pode aconteçer, e no que vc realemnte pode render, e te passa palavras motivacionais de suma importância tb,(como um pai,um irmão, uma mãe e etc..) ,mas com certeza a sua equipe te apoiando é sempre muito importante, sem dúvida nenhuma

    ResponderExcluir
  7. Mas na minha opinião de faixa preta 2°grau, com diversos títulos e com aproximadamente 22 anos de jiu-jitsu, e aluno do maior de todos os mestres,(CARLSON GRACIE) e formado por um dos mais respeitados faixa preta do meio do jiu-jitsu (mestre MANIMAL),analizando tudo o q vc escreveu aqui nesse seu muito bem redigido texto e com toda a certeza te dou a seguinte explicação pelo que aconteceu, é simples, vc não foi como tería que ir na academia treinar para se preparar para uma competição desse porte, vc esta se recuperando de uma lesão séria,e não tem como ir como devería na academia treinar, muito menos no treino dos que competem, no mundo do jiu-jitsu de hoje em dia infelizmente se vc não esta preparado muuuuito bem fisicamente consequêntemente o que acarreta uma condição psicológica firme, vc esta condenado a derrota, hoje em dia uma pessoa treinando com seus alunos e não se preparando fisicamente e objetivamente para o "jiu-jitsu" não tem a menor chance, senão eu estaría até hoje competindo e ganhando como sempre fiz, graças a deus durante o tempo que me dediquei a competições.
    vc indo lá na academia (equipe) que supostamente vc pertence no máximo 2 vezes por semana, em um horário que não estão nem um terço dos graduados e dando treinos leves fica muito complicado vc vencer qualquer coisa que seja ,me desculpe!
    realmente não entendi esse seu desabafo aí, como a maioría dos companehiros de equipe e treinos(seus) tanto que se não fosse por eles nunca tería tido acesso ao blog, nunca na minha academia foi pregado que somos inimigos de alguém,quem quer que seja, de qualquer equipe que seja, da arte marcial que seja, e " claro, óbvio e evidênte" ADVERSÁRIOS!!! não compreendi sua colocação com relação a isso e nem as outras coisas que fiz questão de esclarecer acima no texto!
    tenho um atleta da mesma faixa que a sua, mais velho que vc, que vai nas competições sozinho ou com os nossos ADVERSÁRIOS, tanto faz pra mim, pq no meu modo de ver não há problema nenhum ir com eles ou se eles precisarem ir com agente na mesma vãn, pra mim isso é uma insegurânça pequena que na moral eu, cago e ando pra tudo isso, e ganha bonito na maioría das vezes e a única diferença sua pra a dele é que ele quando vai lutar a competição que esta se programando treina no mínimo uma vez por dia, o q é o certo.o o apelido dele todo mundo sabe, SAMURAI como muitos outros lá que se for nomear vou me delongar mais do que já fiz, mas frizei ele por ser seu amigo de treinos e vc o conheçer bem e ter sitado ele aqui tb, e vc sabe que não é mentira!

    ResponderExcluir
  8. senti tb no seu desabafo uma certa insatisfação com a nossa equipe, espero que seja claro com todos nós ( EQUIPE PASSARINHO DE JIU-JITSU) QUE SEMPRE TE ACOLHEU COMO UM IRMÃO DE TREINO,e explique com mais clareza tb para que todos os que acompanham esse teu blog aqui compreendam o q realmente esta se passando,se vc quer ir pra outra equipe ou quer continuando a ser fiel a nossa essa é sempre uma escolha do atleta, mas que ela seja feita!
    fiz questão de responder por onde vi, mas pode me ligar a hora que quiser ou ir na academia onde a sua equipe treina e voltar a treinar para aí sim competir com condições de igual pra igual com qualquer um, as portas estão como sempre estiveram abertas, mas como vc disse ou te disseram procure e escolha o que realmente for melhor pra vc, mas independente de onde seja ,nunca deixe de treinar e competir vá atrás das suas metas e sonhos, espero que continue com agente, um forte abraço parabéns novamente e fica com deus, estou a sua disposição pra qualquer esclarecimento.


    PASSARINHO.

    ResponderExcluir
  9. Fala Dudu!!!
    Quero parabeniza-lo novamente pela determinação e coragem!
    Quanto ao resultado,isso não importa, ele vem com o tempo, o mais importante disso tudo é aprender com os erros e não comete-los novamente!
    Fico feliz pela consideração que vc tem por mim e saiba que a recíproca é verdadeira!
    Vc pode ter certeza que eu e toda EQUIPE PASSARINHO estamos com vc e ainda venceremos juntos muits batalhas!
    Um forte abraço!!!!
    SAMURAI.

    ResponderExcluir