domingo, 24 de julho de 2011

CAMPEONATO INTERNACIONAL DE JIU-JITSU MÁSTER & SÊNIOR 2011

Oss galera!
Mais uma vez estive no Rio de Janeiro para disputar o Campeonato Internacional de Máster e desta vez volto com novas lições.
Venho seguindo uma preparação física desde Janeiro deste ano, tendo como competição alvo este campeonato. Cheguei muito bem fisicamente, tecnicamente e psicologicamente, como nunca estive antes em 12 anos de Jiu-jitsu, e ainda com a motivação de ter sido campeão estadual este ano. Porém, não contei com um fator determinante, e talvez o mais importante: do outro lado havia um adversário. Adversário este tão determinado e preparado quanto eu.
Desta vez não teve desculpas, me preparei bem, não tinha lesão alguma, estava totalmente amparado pela minha equipe (Rotatori/Passarinho Team), mas tinha um adversário dos mais duros que já enfrentei.
Com aproximadamente 1 minuto de luta ele pegou o meu braço e quase o "levou pra casa" como dizemos na gíria do Jiu-jitsu.
Apesar de tudo fiquei feliz, pois desta vez perdi para um adversário de verdade e não para mim mesmo, como na maioria das vezes.
Aprendi que, assim como no futebol (podemos ver inclusive nesta Copa América), não existem mais "bobos" no Jiu-jitsu. O Jiu-jitsu não é mais "nosso", como se dizia antigamente. O Jiu-jitsu é do MUNDO!!!
O meu adversário era um Equatoriano!!! Na minha categoria ele foi o campeão e quase fechou com seu irmão, que perdeu na semi-final pra um brasileiro, que salvou o pódio de ser dominado pelos gringos.
Reaprendi ("na marra") outra coisa que nunca tinha sentido na pele: não existe defesa pra golpe encaixado! E só se machuca no Jiu-jitsu por dois motivos: acidente ou VAIDADE (como foi meu caso).
Reconhecer as qualidade de seus adversários não é  nenhum demérito e sim uma lição de humildade.
Porém, isso só veio a me fortalecer e mostrar que o Jiu-jitsu é um esporte em constante evolução. Devemos sempre ter a mente aberta, "mente de faixa branca", pois NINGUÉM É TÃO INICIANTE QUE NÃO POSSA ENSINAR E NEM TÃO SÁBIO QUE NÃO POSSA APRENDER!

Obrigado meu Deus por continuar me dando saúde, apesar das pequenas lesões. Obrigado meu pai e minha mãe por deixarem em meu DNA este espírito guerreiro que jamais vai se apagar; meus irmãos, pelo apoio constante e por perpetuarem a "nossa linhagem" de guerreiros, pois tenho certeza que Arthur e Davi assim também o serão; a minha esposa Lili, que mesmo com os apertos financeiros que estamos passando, nunca cerceou a minha intensa vontade de competir e sempre, quando pode, estava a beira do tatame gritando: "olha o braço cabeção!!!".
Obrigado ao professor Passarinho por acreditar sempre no meu potencial e bancar a minha loucura de dar aula em Santos Dumont, entendendo que essa seria a única maneira para que eu continuasse treinando; a toda a Equipe Passarinho que apesar das poucas vezes que vou a nossa matriz, sempre me "arrocham" nos treinos me mostrando que ainda tenho muito a aprender; e principalmente a todos meus parceiros de treino (frequentes ou não) da Equipe Rotatori, pois vocês são o meu material de treino e minha maior motivação para continuar buscando conhecimento dentro da Arte Suave: Breno, Gustavo, Gaúcho, Kayque, Renzo, Daniel, Rafael, Mamão, Vítor, Bruno, Breninho, Dudu Ben 10 e João. Os ausentes, mas sempre presentes, Marco Henrique, Serjão, Wendel, André, Lincoln, Flávio, Daniel, Sandrinho, Caveira, Victor, Thiago, Renatinho, Abud, Taylor, Luan, Matheus, Empresário. E os emprestados mas também irmãos: Lúcio Flávio (BH) e Itamar (Barbacena).
VALEU IRMÃOS!!! OSS!!!
P.S: se me esqueci de alguém me desculpem e me lembrem de colocar o nome depois.

2 comentários:

  1. Cú de mula... Poxa, você sempre dominando as palavras, que é mais uma de nossas qualidades, cedidas pelo nosso DNA privilegiado. Rsrs Amamos você... Simples assim. Parabéns por tudo. Beijão sua irmã Carol e seu sobrinho Davi. OssCú de mula... Poxa, você sempre dominando as palavras, que é mais uma de nossas qualidades, cedidas pelo nosso DNA privilegiado. Rsrs Amamos você... Simples assim. Parabéns por tudo. Beijão sua irmã Carol e seu sobrinho Davi. Oss

    ResponderExcluir