Só de olhar essa foto já me arrepio!!!
Tive a honra de tirar uma foto com Murilo Bustamante, ex-campeão mundial de jiu-jitsu, ex-campeão do UFC e ex-campeão do Pride. Hoje é o principal líder da Equipe Brazilian Top Team e é faixa preta de Carlson Gracie.
E aí galera que acompanha o blog,
com uma semana de atraso, por problemas na net, vou contar como foi minha segunda experiência lutando um Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu.
Como contei no último post, estava com o peso estourando em 2kg. Luto na categoria pena e como sabem o peso deve bater 70,000kg com kimono. Sempre tento manter meu peso em torno dos 68,000kg, pois meu kimono pesa aproximadamente 1,800kg. É um kimono bastante leve (Atama Mundial, olha o merchan, hein Atama, rsrs!!).
Na véspera do campeonato (sábado) fiz um aeróbico de +- 60 minutos (bem leve) e restringi bastante a ingestão calórica, comendo bastante frutas e mantendo somente o almoço como os dias anteriores. 24h antes do horário previsto para eu lutar não bebi mais nada de líquido (17:30h).
Minha esposa, muito minha amiga, rsrsrs, me chamou para ir a um aniversário do filho de uma amiga dela. Pensem o que eu passei!!! Salgadinhos, refrigerantes, docinhos e tudo o que manda um aniversário de criança. Sabem o que eu comi? Antes de chegar lá, uma salada de fruta e uma barra de cereal, lá tomei um copo de água e depois bebi um Gatorade. É mole?!?!
Domingo, 08 de Maio de 2011, chegou o dia.
Chegamos ao Tijuca Tênis Clube 15:30h e corri diretamente para a balança...
Quase caí duro! 66,700kg sem kimono!!! Vesti o pano e... 68,500kg.
O que eu fiz? Comi pkct, mas nada pesado pra não atrapalhar a digestão e não ficar pesado na hora da luta. Frutas, barrinhas de cereal e muito líquido (tome Gatorade pra dentro).
Chegou a hora...
Me chamaram e meu adversário. O frio na barriga ainda é o mesmo, mas agora sinto uma sensação muito boa. Começa a dúvida: puxar pra guarda ou não?
No corner do meu adversário (Stefanno Ebbo - Instituto Reação) tinha um camarada que eu havia vencido no Estadual do Rio em 2010 e nessa ocasião dei-lhe um quedásso e joguei por cima, passando sua guarda. Escutei ele gritando: "Ele joga por cima!!! Não puxa ele pra guarda!!! Carlson Gracie!!!"
Não sei de onde ele tirou isso, rsrsrs, eu passador?
Puxei pra guarda!!!
O cara foi muito burocrático, pra não dizer amarrão. Sacudi ele pra tudo quanto foi lado e ele nada. Abri minha guarda e tentei de guarda aranha. Dei mole e ele chegou na meia, uma vantagem. Continuei tentando raspar mas ele tinha uma base muito boa. Pensei em tentar pegar as costa dele mas as pegadas também eram muito fortes. Então fui pro tudo ou nada, comecei a atacar de dentro da guarda, mas ele começou a passar e eu pra não perder a posição emborquei e virei de 4 apoios, mais uma vantagem. Antes dele tentar pegar minhas costas consegui repor mas daí pra frente foi que ele não lutou mesmo.
Final: 0x0 e duas vantagens pra ele. Perdi, mas acho que lutei bem e meu consolo foi que ele acabou campeão brasilerio.
Um conselho: mantenham o peso pelo menos 5% acima do limite da categoria, pois só a stress pré-competitivo já ajuda o você perder líquido antes da luta, então não precisa se matar com dieta se o seu peso está menos de 10% acima na semana antes da competição( Ex: se você luta de pena, como eu, mantenha seu peso em torno de 72kg na semana pré-competição e fique tranquilo pois você consegue bater o peso)
Gostaria de agradecer a todos que me deram força novamente: pais, irmãos, amigos de equipe (Rotatori/Passarinho Team), etc. Agradeço também a galera da BTT/JF pela carona.
Abraço a todos e continuem treinando forte.
MISSÃO CUMPRIDA!!!
OSS!!!