quinta-feira, 20 de maio de 2010

Esclarecimentos

Caros amigos da Equipe Passarinho/Rotatori Jiu-jitsu;
meu desabafo após o campeonato brasileiro foi feito em um momento que me encontrava perdido com relação a meus objetivos dentro do jiu-jitsu, mas gostaria de deixar bem claro que JAMAIS deixarei de seguir, nesta ordem, a nossa corrente ideológica PASSARINHO/MANIMAL/CARLSON GRACIE.
Algumas pessoas podem ter entendido de forma equivocada minhas palavras, pois minha maior revolta, realmente, foi de não ter tido uma preparação física, técnica, tática e principalmente emocional adequada, por vários motivos que só eu mesmo sei e que só eu mesmo posso mudar.
Hoje o jiu-jitsu se profissionalizou e entendo perfeitamente que ninguém, em nenhuma categoria de peso, idade ou faixa, vai para os principais campeonatos da modalidade sem uma preparação de alto nível.
Acho que hoje alcancei meu objetivo dentro do jiu-jitsu: O RECONHECIMENTO DOS MEUS ESFORÇOS. Recebi apoio dos meus pais, irmãos, amigos, professor e até mesmo de pessoas desconhecidas.
Tenho sã consciência que jamais serei o melhor do mundo em minha categoria, mas estarei sempre lutando entre os melhores. Quantas pessoas no mundo praticam jiu-jitsu? Milhões. Quantos são reconhecidos por isso? Pouquíssimos. Seria muita pretensão de minha parte querer ser "o melhor" tendo tantos milhares a minha frente com maior merecimento do que eu.
Vou me dedicar ao meu Projeto Social Lutando pela Vida, que, se Deus permitir, em Julho estará a todo vapor. Vou me dedicar a quem precisa. FOI ISSO QUE EU VIM FAZER AQUI!!!
A partir de hoje vou me divertir....
Obrigado a todos pelas palavras (mesmo que duras, né Pássaro? rsrsrs) e me perdoe aos que magoei.
TREINEM FORTE, MAS SE DIVIRTAM!!!!
SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE ROTATORI/PASSARINHO/MANIMAL/CARLSON GRACIE!!!!!!

terça-feira, 11 de maio de 2010

VALEU PELA FORÇA!!!

São todos os comentários, mensagens, ligações, conversas que me fazem cada vez mais forte para seguir guiando essa equipe que já faz parte da minha família. Obrigado a todos, de coração.
OSS...

NADA É POR ACASO...

"Chico Xavier costumava ter em cima de sua cama uma placa escrita: ISSO TAMBÉM PASSA! Então perguntaram a ele o porquê disso... Ele disse que era para que quando estivesse passando por momentos ruins, se lembrar de que eles iriam embora, que iriam passar, e que ele estava vivendo isso por algum motivo. Mas essa placa também era para lembrá-lo de que quando estivesse muito feliz, não deveria deixar tudo para trás e se deixar levar, porque esses momentos também iriam passar e momentos difíceis viriam novamente.



É exatamente disso que a vida é feita, momentos. Momentos que TEMOS que passar, sendo bons ou não, para o nosso próprio aprendizado. Nunca esquecendo do mais importante: NADA NESSA VIDA É POR ACASO. Absolutamente nada.


Por isso temos que nos preocupar em fazer a nossa parte, da melhor forma possível. A vida nem sempre segue o nosso querer, mas ela É PERFEITA NAQUILO QUE TEM QUE SER !"


Mensagem retirada da internet.


E que veio a calhar...

segunda-feira, 10 de maio de 2010

UM DIA INESQUECÍVEL.... PARA SE ESQUECER....

Vou deixar hoje aqui postado como foi minha primeira participação no Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu.
Meu dia se iniciou às 4h da manhã, após ter dormido apenas 2h e meia (claro, devido ao nervosismo). Fui para JF pegar o ônibus de 5:45h com destino ao Rio de Janeiro.
Muitos me perguntaram por que eu não havia aceitado a carona na van dos nossos eternos adversários da BTT/JF (vejam bem, adversários, não inimigos) oferecida pelo meu parceirasso Nogueira. Não foi pelo motivo de eles serem adversários (inclusive havia um atleta deles que eu poderia enfrentar em busca do ouro), foi porque eu senti que precisava realmente ir a esse campeonato sozinho. Pensar no "meu jiu-jitsu", nos meus objetivos com a arte e se realmente era isso que eu queria para mim.
Continuando...
Cheguei ao Rio 8:45h, sozinho e me "borrando" de medo peguei um táxi rumo ao maior templo que o jiu-jitsu já teve: Tijuca Tênis Clube, onde feras consagradas do jiu-jitsu mundial lutaram durante muito tempo como, Royler Gracie, Amaury Bitteti, Wallid Ismail, Zé Mário Sperry, Murilo Bustamante, Ryan Gracie, Fábio Gurgel, Roger Gracie, Ronaldo Jacaré, Saulo e Xande Riberio, iihh.... a lista é incontável.
Às 9 da manhã já estava no ginásio e quando botei o pé lá dentro senti realmente uma energia diferente, senti que aquele poderia ser o meu dia.
Foram 3 horas e meia pensando...
Esperei até 12:30 para ir pro aquecimento. Até aí já havia visto o Nogueira fazer, brava e brilhantemente, diga-se de passagem, suas duas lutas e finalizado ambas com seu famoso katagatami. Isso ainda me motivou muito mais, principalmente quando vi em seus olhos a emoção de ter se sagrado campeão brasileiro, com certeza dedicando a vitória para sua mãe (recentemente falecida) e também a seu professor e companheiros de treino.
Enfim, entrei para a luta. Meu adversário era simplesmente da equipe tri-campeã mundial por equipes, Alliance, mas isso não me abalou. Puxei pra guarda e raspei: 2x0.Tentei passar a guarda, ele quase pegou meu braço, mas defendi bem e levei ele pra fora da área de combate. Voltamos em pé. Ele tentou me botar pra baixo e no mesmo instante raspei novamente. Não sei se ele levou os pontos da queda, mas pude ver que meu placar tinha 4 pontos, ainda estava na frente. Faltava pouco, porém não sei como, ele caiu na minha meia-guarda. A adrenalina já tinha sugado todo o meu gás e pra não deixar ele passar, pensei:  "abro a guarda, tento sair girando pra ficar em 4 apoios, amarro um pouquinho e pronto. Mas o camarada foi malandro, esperou eu tentar sair e pegou minhas costas com o estrangulamento encaixado. Passou um filme na minha cabeça: todo o esforço, a viagem, minha família, meus companheiros de treino... Apesar de todos os gritos do meu único córner, Nogueira, aquele sabe? Da academia "inimiga"? Pois é... TETO PRETO... e o juiz me salva....
Querem saber como me senti? Derrotado, lógico!!! Por mim mesmo, por meus péssimos treinamentos, por minha cabeça e por meu adversário, lógico.
E agora? Quem vai me dizer onde eu errei? Sinceramente, não sei. Estava sozinho, sem ninguém mais experiente pra me orientar. Ah, o que que tem né? Já estou assim a tanto tempo mesmo, né?
Corri pro vestiário e passei os próximos 20 minutos vomitanto, um misto de acidose muscular e estresse emocional.
Sei que não me faltam qualidades técnicas, mas me faltam orientações técnicas do tipo "você precisa melhorar sua defesa", "você se preocupa muito em pontuar, mas não ataca com eficiência", "vamos fazer um treinamento específico pra você melhorar nas suas deficiências".
Eu não busco faixa, busco ser completo. Não busco ser o melhor, mas estar entre os melhores.
Preciso de treinamento para campeonato ou então parar de competir e simplesmente ser o "cabeça" da Equipe Rotatori Jiu-jitsu, dedicar ao que ninguém pode questionar, que é minha capacidade para ensinar e "puxar" os treinos físicos intensos da equipe. Passar a ser o professor e não o competidor.
Voltei pra casa triste, porém com várias lições para aprender.
Passei mensagens para algumas pessoas dizendo: "PAREI. NÃO LUTO MAIS!", porém com o apoio da minha família, dos meus parceiros de treino, do próprio Nogueira (BTT, sabe?), e de um camarada que tem sido de suma importância no meu lado motivacional, resolvi voltar atrás na minha decisão e retornar ao Rio o mais breve possível pra mais uma GUERRA. VALEU MEU PARCEIRO DE EQUIPE E IRMÃO SAMURAI, O MAIOR GUERREIRO DENTRO DA EQUIPE PASSARINHO. Você é um exemplo de determinação e vontade. Espero poder participar com você de muitos outros campeonatos.
Agora, vou fazer o que todos os meus verdadeiros amigos dentro do jiu-jitsu estão me dizendo: "PROCURE O QUE FOR MELHOR PRA VOCÊ".
Acho que todos deviam fazer o mesmo....
TREINEM FORTE, DE VERDADE.
OSS.
OBRIGADO A TODOS QUE AINDA ASSIM ACREDITAM EM MIM.
EDUARDO ROTATORI

sábado, 8 de maio de 2010

1a ETAPA DO CIRCUITO FJJD-RIO.

Eduardo Rotatori - Vice-campeão faixa roxa/máster/pena

Sérgio Cruzeiro recebendo o troféu de campeão geral do Circuito 2009 (faixa azul/sênior/leve) e Vice-campeão faixa roxa/sênior/médio 1a etapa 2010.


Estivemos mais uma vez no Rio de Janeiro enfrentando as pedreiras na 1a etapa do ranking Rio de Jiu-jitsu 2010 da FJJD-Rio. Estiveram lá os atletas Eduardo, Sérgio, André, Renzo, Gaúcho, Kayque e Breno (Vice-campeão faixa azul/máster/médio) que ganhou duas de suas três lutas, inclusive com uma finalização com menos de dois minutos de luta.
Parabéns a todos os guerreiros que "botaram a cara" e não fizeram feio diante do melhor jiu-jitsu do país.
Treinem forte. Oss!!!
Obs: me enviem mais fotos da 1a etapa, pois eu só tenho estas.

CASA NOVA

Fala Guerreiros!!!!
Depois de muito tempo afastado do blog por problemas técnicos estamos de volta para informar todas as novidades da Equipe Rotatori Jiu-jitsu para todos os nossos integrantes e admiradores da equipe.
A primeira boa nova é que a partir de 17 de maio de 2010 estaremos com nossa equipe no salão de eventos do Tangará Tênis Clube. Essa é mais uma parceria da Equipe Rotatori JJ com a Divisão de Esportes da Prefeitura Municipal de Santos Dumont, que sempre dá apoio a nossa equipe em todos os campeonatos que participamos.
Além dos nossos treinamentos de competição teremos também o Projeto Lutando pela Vida que atenderá inicialmente 20 jovens carentes da Rede Municipal de Ensino com aulas de Jiu-jitsu. Nosso foco será a inclusão social desses jovens através do esporte.
Agradecimentos especiais ao grande incentivador e amigo da equipe, Dimi, que tornou a realização desse projeto possível.
Em breve daremos maiores informações a respeito do projeto.
Treinem forte. Oss.