domingo, 8 de abril de 2012

60 MINUTOS EM COPACABANA

No dia 28 de Março, tive que ir às pressas ao Rio de Janeiro. A missão era: assinar a ficha de filiação da Confederação Brasileira de Jiu-jitsu e levá-la a confederação até as 18:00h, já que este seria o último dia para a entrega da documentação, para que fosse confeccionada a carteirinha que me permitiria lutar o Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu 2012.

Saí de Santos Dumont 10:30h para pegar o professor Passarinho em Juiz de Fora, pois em hipótese alguma conseguiria cumprir esta missão sozinho. Partimos rumo ao Rio as 13:00h na minha famosa “joaninha”, sem ter a certeza de que ela aguentaria chegar.

Nosso destino era o bairro de Copacabana e depois Barra da Tijuca. Em Copacabana nosso endereço seria um local muito conhecido pelos lutadores de Jiu-jitsu: Rua Figueiredo Magalhães, 414.

Com certeza, se você é um amante da Arte Suave, já deve ter ouvido falar de nomes como: Luis Carlos Manimal, Ricardo De La Riva, Ricardo Libório, Carlão Barreto, Murilo Bustamente, Amaury Bitetti, José Mário Sperry, Wallid Ismail, Vítor Belfort, Ricardo Arona, Paulão Filho e muitos outros. Todos esses nomes foram forjados a ferro neste endereço.

O local? CLUBE CARLSON GRACIE JIU-JITSU.

Chegamos em Copacabana por volta de 16:30h e paramos em uma lanchonete em que o Passarinho já tinha o hábito de comer. Após o lanche fomos tentar encontrar o Mestre Manimal em sua academia. Um pequeno shopping com salas comerciais. O espaço talvez fosse de mais ou menos 20m². Pequeno, mas muito bem arrumado, em que ele atende apenas individualmente, como um personal fight. Mas o Manimal ainda não havia chegado então fomos para a famosa academia da Figueiredo Magalhães.

Chegamos na porta. Um prédio antigo com escadas escuras. O Passarinho para na porta e faz o Sinal da Cruz e neste momento vejo realmente a importância daquele lugar. Tudo que eu já havia lido sobre Carlson Gracie e a sua famosa equipe de competição dos anos 80 e 90 passa pela minha cabeça e começo a imaginar como deve ter sido aquela época.

Quando entramos na sala não vemos nada de luxuoso, apenas um tatame coberto por uma lona azul, janelas pequenas, tudo muito simples. Isso prova que não precisa ter uma academia cheia de aparatos, tatames novos e espaço enorme. É necessário apenas um bom mentor e muito treino. Somente o ar que você respira lá dentro já te dá uma vontade enorme de treinar. Não tem como não se motivar em um lugar desses, onde o maior lutador e treinador da Família Gracie ensinava, a seus privilegiados discípulos, o verdadeiro Jiu-jitsu Brasileiro. Onde os maiores lutadores de Jiu-jitsu e MMA foram criados pelo Grande Mestre Carlson Gracie.

Fomos recebidos pelo professor Alan Moraes, que assinou algumas fichas para nossa equipe e ainda deu valiosas dicas para planos futuros que divulgarei mais para a frente.

Nós, da Equipe Passarinho, temos que nos sentir honrados de fazermos parte dessa equipe, onde o nosso professor “bebeu a água da fonte”. Tanto de Carlson Gracie, quanto do Mestre Manimal, que foi considerado por muitos um dos maiores lutadores e representantes do Clube Carlson Gracie.

Todos os admiradores e amantes do Jiu-jitsu deveriam conhecer este “templo”. Seria mais ou menos como os muçulmanos, que devem ao menos uma vez na vida ir a Meca. Eu tive a honra de sentir isso pessoalmente, uma sensação única e muito motivante pra quem, algum dia, já pensou em abandonar a prática do Jiu-jitsu.

Para completar a minha tarde ainda tive o imenso prazer de conversar por alguns minutos, aproximadamente 20 minutos, com o Mestre Luis Carlos “Manimal”. Uma figura hilária, que em pouco tempo contou várias histórias das antigas, cujos protagonistas eram ele próprio e o Passarinho. Só escutando pra acreditar. O Mestre Manimal assinou mais algumas fichas e partimos para cumprir o restante da missão.

Graças a esses 60 minutos, o fato de termos pegado um trânsito infernal até a Barra da Tijuca, com muita chuva, e não conseguirmos chegar a tempo de pegar a Confederação Brasileira de Jiu-jitsu aberta, foi um mísero detalhe. Graças a Deus consegui deixar a documentação na caixa do correio e no dia seguinte já tinha recebido a confirmação do recebimento por parte da CBJJ.

Ah, cheguei em Santos Dumont aproximadamente 00:15h, MAS PRA MIM, PARCEIRO: MISSÃO DADA É MISSÃO CUMPRIDA!!!!

TREINEM FORTE, OSS!!!

domingo, 1 de abril de 2012

1ª ETAPA DO RANKING RIO 2012 - 3ª COPA GRANDE MESTRE JOÃO ALBERTO BARRETO cont.

Breno, Dudu, Gaúcho, Humberto e Ben 10.
Lugar reservado na arquibancada.

Dudu e Lili.

Dudu e Lili.

Área de concentração para o Absoluto.

1ª luta do Absoluto. Adversário passando a guarda.

Buscando o pé esquerdo, partindo da meia guarda.

Finalizando a luta na chave de pé invertida.

Comemoração!!! 1ª vez no Absoluto e 1ª vitória!!!
2ª luta do Absoluto. Adversário da categoria Super-pesado (até 100,5 kg).

Queda. 2x0.
Depois de tentar um Ippon Seoi Nage, o adversário acabou pegando as costa e finalizando no estrangulamento. Valeu a experiência.
Pódio do Absoluto Faixa Marrom Máster.

PARABÉNS AOS ATLETAS DA EQUIPE QUE PARTICIPARAM DA 1ª ETAPA: EDUARDO ROTATORI, EMANUEL CUNHA, RAFAEL GERMANO, VÍTOR HUGO, BRENO GENILHU.
E OBRIGADO AOS QUE APOIARAM NOSSA PARTICIPAÇÃO: PREFEITURA DE SANTOS DUMONT (DIVISÃO DE ESPORTES), PROF. RENAN, ROBSON (MOTORISTA), ELILIANE ROTATORI, DUDU E HUMBERTO.