quarta-feira, 27 de julho de 2011

OLHA QUE EXEMPLO...

ESSA É IMPORTANTE GALERA!



IBJJF moderniza regras e dá sinal verde ao antidoping

      Em sinal de que a cultura do Jiu-Jitsu também é um processo que muda e evolui com o tempo, a IBJJF estudou e decidiu implementar algumas mudanças em suas regras, regulamentos e sistemas, critérios que por vezes já duravam 40 anos, mas que agora demandaram alguns ajustes.
      Foi o caso do sistema de graduação das crianças, que para incentivar e premiar a molecada, acabou criando nas diferentes escolas métodos criativos, porém muitas vezes variados, o que resulta num sistema caótico de academia para a academia.
      A IBJJF ativa então, em 1º de janeiro de 2012, o novo sistema de faixas para os pequenos.
      A partir do ano que vem, a criança que começar a treinar aos 4 anos de idade só poderá mudar de faixa ao completar 7 anos.
      No entanto, para lutar contra a falta de motivação da criançada e evitar a discrepância técnica de iniciantes e os mais experimentados, o novo sistema da Federação sugere uma divisão em cada cor de faixa já existente.
      Assim, cada cor de faixa será dividida em três diferentes “subcores”, por assim dizer.
      A faixa-cinza, por exemplo, vai agora poderá ser usada por crianças de 4 até 15 anos.
      Com as novas cores, no entanto, os professores poderão promover seus aluninhos todo ano. Por exemplo, uma criança que começa a treinar aos 4. A IBJJF sugere seis meses como faixa-branca, quando o aluno pode ser graduado a faixa cinza-branca. Mais seis meses, nova graduação: faixa-cinza.
      Após um ano como faixa-cinza, o praticante vira cinza-preta. Aos 7 anos, dependendo do tempo de treino obviamente, ele pode receber a faixa-amarela.
      Com 10 anos, o jovem aluno está apto a receber a faixa-laranja. Aos 13, pode ganhar a faixa-verde. O ciclo das subcores continua até os 16 anos, quando o lutador vira adulto.
      Repare que apenas crianças que começarem com pelo menos 6 anos vão poder chegar a faixa-verde.
Para as competições, os pequenos atletas serão separados pelas cores sólidas: branca, cinza, amarela, laranja, verde.

Antidoping e kimono azul

      A inovação no sistema é apenas parte de mudanças maiores nas regras, que serão anunciadas em breve, e entram em vigor em 2012. Uma delas, segundo uma fonte ligada à IBJJF, é uma medida que promete facilitar a vida e a visão dos árbitros, a obrigação de o lutador de kimono branco enfrentar um de kimono azul. Segundo pesquisas recentes na Europa, essa simples medida poupa a vista dos juízes e diminui os erros em 20%, em campeonatos de artes marciais.
      Outro assunto palpitante é sobre o controle antidoping. Raposa felpuda ligada à IBJJF revelou ao GRACIEMAG.com que o pedido do povo e de muitos leitores nos comentários aqui do site deve virar realidade.
      Uma consultoria com um especialista em medidas antidoping já foi feita, e a coisa deve evoluir ano que vem. “Exame antidoping não é apenas testar e banir, é um processo de educação dos atletas. É preciso definir o que é proibido, e já começamos a tocar isso”, contou a fonte, sem definir um prazo. Mas já dá para sonhar com um Mundial 2012 sem doping.

      Aguarde novidades sobre as regras e campeonatos de Jiu-Jitsu aqui, no seu GRACIEMAG.com.

FOTOS DA GRADUAÇÃO JULHO/2011 - EQUIPE ROTATORI/PASSARINHO cont.

Primeira vez com a faixa marrom na cintura. Que responsa!!!

Recebendo a faixa dos meus pais. Responsáveis diretos por esta conquista.

Até que enfim, hein cabeção!!! Essa também é faixa marrom, por me aturar, rsrs.

Parceiros de treino, vocês tem grande parcela desta graduação.


Amarrando a faixa azul do Renzo e do Daniel. Ah, eu também tenho uma pequena parte nisso, rsrs.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

FOTOS DA GRADUAÇÃO JULHO/2011 - EQUIPE PASSARINHO

Tradicional "resenha" pré-graduação. Tensão na galera.

Renzo graduado a faixa azul.

Rafael graduado a faixa azul.

Daniel graduado a faixa azul.

Breno graduado a faixa roxa.

Eduardo graduado a faixa marrom.

A grata surpresa: ser graduado a faixa marrom junto ao meu amigo Samurai.

Os cumprimentos.

EQUIPE PASSARINHO JIU-JITSU 2011

Alguns dos novos graduados: Pedrinho, Poder, Samurai e Dudu. Ao centro Prof. Passarinho.

Prof. Passarinho graduando Eduardo a faixa marrom.

Prof. Passarinho graduando Breno a faixa roxa.

Prof. Passarinho graduando Renzo a faixa azul.

domingo, 24 de julho de 2011

GRADUAÇÃO JULHO DE 2011.

Acharam que me esqueci do mais importante?!?!
Amanhã vou postar todas as fotos da Graduação de sexta-feira (22).
Gostaria de parabenizar aos novos graduados da Equipe Passarinho, em especial a galera de Santos Dumont (Rotatori Jiu-jitsu):
  • Breno Toledo - faixa roxa;
  • Daniel de Paula - faixa azul;
  • Rafael Germano - faixa azul;
  • Renzo Amorim - faixa azul.
Vocês fizeram por merecer, mas nunca se esqueçam que esta foi apenas mais uma etapa da evolução.
Faixa maior, responsabilidade maior. Espero que isso sirva de motivação e não como fonte de acomodação.
Ah, já ia me esquecendo, eu também.
Como diz o Passarinho: "Agora a Alcione tá na cintura!!! Acima dessa, só a Preta Gil!!!"
Aí, não vou colocar novos agradecimentos não. São os mesmos da postagem anterior, rsrsrs.
PARABÉNS PRA "NÓIS"!!!
TREINEM MAIS FORTE AINDA, OSS!!!

P.S: SAMURAI, VOCÊ MERECE PARCEIRO. O "HOMI" SABE O QUE FAZ!!! FIQUEI MUITO FELIZ DE TER SIDO GRADUADO NO MESMO DIA QUE VOCÊ. ABÇ

CAMPEONATO INTERNACIONAL DE JIU-JITSU MÁSTER & SÊNIOR 2011

Oss galera!
Mais uma vez estive no Rio de Janeiro para disputar o Campeonato Internacional de Máster e desta vez volto com novas lições.
Venho seguindo uma preparação física desde Janeiro deste ano, tendo como competição alvo este campeonato. Cheguei muito bem fisicamente, tecnicamente e psicologicamente, como nunca estive antes em 12 anos de Jiu-jitsu, e ainda com a motivação de ter sido campeão estadual este ano. Porém, não contei com um fator determinante, e talvez o mais importante: do outro lado havia um adversário. Adversário este tão determinado e preparado quanto eu.
Desta vez não teve desculpas, me preparei bem, não tinha lesão alguma, estava totalmente amparado pela minha equipe (Rotatori/Passarinho Team), mas tinha um adversário dos mais duros que já enfrentei.
Com aproximadamente 1 minuto de luta ele pegou o meu braço e quase o "levou pra casa" como dizemos na gíria do Jiu-jitsu.
Apesar de tudo fiquei feliz, pois desta vez perdi para um adversário de verdade e não para mim mesmo, como na maioria das vezes.
Aprendi que, assim como no futebol (podemos ver inclusive nesta Copa América), não existem mais "bobos" no Jiu-jitsu. O Jiu-jitsu não é mais "nosso", como se dizia antigamente. O Jiu-jitsu é do MUNDO!!!
O meu adversário era um Equatoriano!!! Na minha categoria ele foi o campeão e quase fechou com seu irmão, que perdeu na semi-final pra um brasileiro, que salvou o pódio de ser dominado pelos gringos.
Reaprendi ("na marra") outra coisa que nunca tinha sentido na pele: não existe defesa pra golpe encaixado! E só se machuca no Jiu-jitsu por dois motivos: acidente ou VAIDADE (como foi meu caso).
Reconhecer as qualidade de seus adversários não é  nenhum demérito e sim uma lição de humildade.
Porém, isso só veio a me fortalecer e mostrar que o Jiu-jitsu é um esporte em constante evolução. Devemos sempre ter a mente aberta, "mente de faixa branca", pois NINGUÉM É TÃO INICIANTE QUE NÃO POSSA ENSINAR E NEM TÃO SÁBIO QUE NÃO POSSA APRENDER!

Obrigado meu Deus por continuar me dando saúde, apesar das pequenas lesões. Obrigado meu pai e minha mãe por deixarem em meu DNA este espírito guerreiro que jamais vai se apagar; meus irmãos, pelo apoio constante e por perpetuarem a "nossa linhagem" de guerreiros, pois tenho certeza que Arthur e Davi assim também o serão; a minha esposa Lili, que mesmo com os apertos financeiros que estamos passando, nunca cerceou a minha intensa vontade de competir e sempre, quando pode, estava a beira do tatame gritando: "olha o braço cabeção!!!".
Obrigado ao professor Passarinho por acreditar sempre no meu potencial e bancar a minha loucura de dar aula em Santos Dumont, entendendo que essa seria a única maneira para que eu continuasse treinando; a toda a Equipe Passarinho que apesar das poucas vezes que vou a nossa matriz, sempre me "arrocham" nos treinos me mostrando que ainda tenho muito a aprender; e principalmente a todos meus parceiros de treino (frequentes ou não) da Equipe Rotatori, pois vocês são o meu material de treino e minha maior motivação para continuar buscando conhecimento dentro da Arte Suave: Breno, Gustavo, Gaúcho, Kayque, Renzo, Daniel, Rafael, Mamão, Vítor, Bruno, Breninho, Dudu Ben 10 e João. Os ausentes, mas sempre presentes, Marco Henrique, Serjão, Wendel, André, Lincoln, Flávio, Daniel, Sandrinho, Caveira, Victor, Thiago, Renatinho, Abud, Taylor, Luan, Matheus, Empresário. E os emprestados mas também irmãos: Lúcio Flávio (BH) e Itamar (Barbacena).
VALEU IRMÃOS!!! OSS!!!
P.S: se me esqueci de alguém me desculpem e me lembrem de colocar o nome depois.

terça-feira, 12 de julho de 2011

GRADUAÇÃO 1o SEMESTRE/2011 - EQUIPE PASSARINHO TEAM.

Foi adiado para o dia 22 de julho(sexta-feira), às 20h, a graduação da Equipe Passarinho Team. O evento acontecerá na matriz da equipe: Academia Pumping Fight, rua Batista de Oliveira, esquina com Marechal, centro de Juiz de Fora.
Vamos marcar presença.
Treinem forte! Oss!.

sábado, 9 de julho de 2011

CONQUISTAS

Na fileira de cima estão as medalhas conquistadas no Jiu-jitsu e embaixo são medalhas conquistadas profissionalmente, como profesor de Educação Física (Campeonatos de futebol amador, jogos escolares, etc.). Abaixo vou descrever quais foram as conquistas como atleta de Jiu-jitsu:
Da esquerda para a direita:
  • 3ª colocação no Campeonato Internacional de Máster & Sênior da IBJJF - 2010;
  • Campeão da Taça Rio 2010 - 3ª Etapa do Ranking FJJD-Rio;
  • Vice-campeão Estadual 2010 - 2ª Etapa do Ranking FJJD-Rio;
  • Vice-campeão Taça Grande Mestre João Alberto Barreto 2010 - 1ª Etapa do Ranking FJJD-Rio;
  • 3º colocado 1ª Copa Hunter de Jiu-jitsu - 2000;
  • Campeão Campeonato Juizforano de Jiu-jitsu - 2000;
  • 3º colocado 1ª Copa Budô Brasil de Jiu-jitsu - 2008;
  • Vice-campeão Copa Barroso de Jiu-jitsu - 2009;
  • As próximas duas medalhas são decorativas, referentes ao 1º Torneio Interno Rotatori/Passarinho Jiu-jitsu realizado em 2009 em Santos Dumont (primeira competição de Jiu-jitsu realizada na cidade, por isso também considero uma conquista);
  • Campeão Estadual 2011 - 2ª Etapa do Ranking FJJD-Rio.


Este é o certificado referente a minha segunda colocação na contagem geral dos pontos no Ranking Rio 2010, pela FJJD-Rio, na categoria Máster-Faixa Roxa-Peso Pena.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

SISTEMA DE GRADUAÇÃO DA IBJJF - International Brazilian Jiu-jitsu Federation

CAPITULO PRIMEIRO


Sistema de faixas e idades correspondentes:

I . BRANCA – Iniciante, qualquer idade
II. CINZA – 04 a 06 anos
III. AMARELA – 07 a 15 anos
IV. LARANJA – 10 a 15 anos
V. VERDE – 13 a 15 anos
VI. AZUL – 16 anos ou mais
VII. ROXA – 16 anos ou mais
VIII. MARROM – 18 anos ou mais
IX. PRETA – 19 anos ou mais
X. VERMELHA E PRETA
XI. VERMELHA

Parágrafo Primeiro – Todas as idades a serem observadas a seguir devem ser calculadas pelo ano do nascimento. Logo a idade do atleta é sempre a que ele irá completar no ano corrente.Obs :- Para obter a faixa roxa aos 16 anos o atleta tem que ter sido faixa verde por no mínimo 2 anos

> Para obter a faixa roxa aos 17 anos o atleta tem que ter sido faixa verde por no mínimo 1 ano e azul por 1 ano
> Caso o atleta seja graduado da faixa verde direto para a roxa o tempo de carência para a marrom passa a ser de 2 anos
> Para obter a faixa preta aos 19 anos o atleta tem que ter sido marrom por 1 ano

CAPÍTULO SEGUNDO



Sistemas de faixas e seus tempos mínimos obrigatórios

AZUL PARA ROXA – 2 ANOS
ROXA PARA MARROM – 1 ANO E ½
MARROM PARA PRETA – 1 ANO

Os tempos acima devem ser contados a partir do dia do cadastro do atleta na IBJJF em cada faixa.
O tempo que o atleta vai levar para ser graduado fica a critério de cada professor, devendo ser respeitada apenas a carência mínima em cada faixa.

CAPITULO TERCEIRO



Sistemas de faixas e graus


Parágrafo primeiro – As faixas branca, cinza, amarela, laranja, verde, azul, roxa e marrom possuem 5 níveis de graduação: faixa lisa e mais 4 graus, sendo de responsabilidade do professor conceder esses graus em cada uma dessas faixas.

Parágrafo segundo – A faixa preta se subdivide em sete diferentes níveis de graduação: faixa preta lisa e mais 6 graus que serão concedidos exclusivamente pela IBJJF, mediante o seguinte critério:
1. O atleta somente está apto a ser faixa preta a partir dos seus 19 anos de idade.

2. Para requerer o diploma de faixa preta e necessário estar filiado a IBJJF no ano corrente, apresentar curso de primeiros socorros e ter sido aprovado no curso de arbitragem dentro do período de 12 meses.

3. O faixa preta pode requerer o 1º grau depois de 3 anos na faixa. Para tal o mesmo precisa ter carteira da IBJJF renovada anualmente durante esse período, apresentar curso de primeiros socorros e ser aprovado no curso de arbitragem dentro do período de 12 meses.

4. O faixa preta pode requerer o 2º ou 3º graus 3 anos após ter obtido o grau anterior se tiver renovado a carteira da IBJJF anualmente durante esse período e tiver sido aprovado no curso de arbitragem dentro do período de 12 meses.

5. O faixa preta pode requerer o 4º, 5º, ou 6º graus, 5 anos após ter obtido o grau anterior. Para isso e preciso:- ter renovado a sua filiação na IBJJF nesses 5 anos.
> ter sido aprovado no curso de arbitragem oficial da IBJJF dentro do período de 12 meses. - constar como professor responsável ou professor auxiliar de uma academia que tiver renovado a agremiação junto a IBJJF nesses 5 anos OU entregar o formulário de troca de grau, assinado por um professor faixa preta no mínimo 2º grau diplomado que seja professor responsável de uma academia que tiver renovado a agremiação junto a IBJJF nesses 5 anos

6. O Faixa preta pode requerer a faixa vermelha e preta 7º grau 7 anos após ter obtido o 6º grau. Para isso e preciso:- ter renovado a sua filiação na IBJJF anualmente durante esse período.- ter sido aprovado no curso de arbitragem oficial da IBJJF no período de 12 meses.- constar como professor responsável ou professor auxiliar de uma academia que tiver renovado a agremiação junto a IBJJF nesses 7 anos OU entregar o formulário de troca de grau, assinado por um faixa preta no mínimo 2º grau diplomado que seja professor responsável de uma academia que tiver renovado a agremiação junto a IBJJF nesses 7 anos

7. O Faixa vermelha e preta 7º grau pode requerer a faixa vermelha e preta 8º grau 7 anos após ter obtido o 7º grau. Para isso e preciso:- ter renovado a sua filiação na IBJJF nesses 7 anos.- ter sido aprovado no curso de arbitragem oficial da IBJJF dentro do período de 12 meses- constar como professor responsável ou professor auxiliar de uma academia que tiver renovado a agremiação junto a IBJJF nesses 7 anos OU entregar o formulário de troca de grau, assinado por um professor faixa preta no mínimo 2 grau diplomado que seja professor responsável de uma academia que tiver renovado a agremiação junto a IBJJF nesses 7 anos

8. O Faixa vermelha e preta 8º grau pode requerer a faixa vermelha 9º grau 10 anos após ter obtido o 8º grau. Para isso e preciso:- ter renovado a sua filiação na IBJJF nesses 10 anos.- ter sido aprovado no curso de arbitragem oficial da IBJJF dentro de um período de 12 meses- constar como professor responsável ou professor auxiliar de uma academia que tiver renovado a agremiação junto a IBJJF nesses 10 anos OU entregar o formulário de troca de grau, assinado por um professor faixa preta no mínimo 2 grau diplomado que seja professor responsável de uma academia que tiver renovado a agremiação junto a IBJJF nesses 10 anos.

9. O ano que o atleta não renovar a carteira da IBJJF e/ou agremiação da qual é responsável, não contara como tempo para obtenção de grau.

10.A faixa vermelha décimo grau é conferida apenas aos pioneiros do Jiu-Jitsu: Carlos, Oswaldo, George, Gastão e Hélio Gracie, conhecidos como irmãos Gracie.

CAPÍTULO QUARTO



Professores aptos a graduar

A ficha de filiação de um atleta graduado nas faixas cinza, amarela, laranja, verde, azul, roxa e marrom deve ser assinada por um faixa preta diplomado pela IBJJF (com exceção de alguns paises - ver capitulo quinto). A ficha de filiação de um atleta graduado faixa preta deve ser assinada por um faixa preta que tenha no mínimo 2 graus e seja diplomado pela IBJJF.

CAPÍTULO QUINTO


Professores e instrutores

Em alguns paises a IBJJF aceita que atletas que não sejam faixas pretas assinem como professores. Esses atletas são considerados instrutores.
Os instrutores poderão ser faixa roxa e marrom ou somente marrom dependendo do pais. Caso o instrutor seja faixa roxa, ele só poderá graduar ate a faixa azul; caso ele seja faixa marrom, poderá graduar somente ate a faixa roxa.
Essa medida é temporária e so sera aplicada nos paises que ainda não possuem um numero suficiente de faixas pretas diplomados para o desenvolvimento do esporte. Uma vez alcançado esse numero minimo, o uso do status de instrutor será suspenso.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Excelente treino funcional para trabalhar os quadris.

VÍDEOS DAS LUTAS NO ESTADUAL 2011

Taí, galera! Pra quem achava que eu estava mentindo, kkk. A qualidade dos vídeos não está muito boa, mas dá pra ver. Abçs.
Treinem forte!!! Oss!!!
Esta foi a 1ª luta. Venci por 4 (duas quedas) a 2 (uma raspagem).

Na final, já estava vencendo por 9x0 (passagem de guarda(3), joelho na barriga(2) e montada(4)) e consegui finalizar com um armlock aos 3 minutos de luta.