domingo, 29 de maio de 2011

Royler Gracie

Esse é um dos caras que me influenciaram a iniciar no Jiu-jitsu.
Royler Gracie - Tetra-campeão Mundial de Jiu-jitsu

Rubens Charles "Cobrinha" - Highlight

Galera, esse é o cara dentro da categoria pena (-70kg). Sou fã demais dele!
Ele é apenas TETRACAMPEÃO MUNDIAL DE JIU-JITSU.
Curtam aí e comentem. Treinem forte. OSS!!!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

A EDUCAÇÃO NO BRASIL

Nosso blog foi criado com o intuito de divulgar a Equipe Rotatori Jiu-jitsu, mas todos sabem que eu também sou professor e não posso me calar diante do cenário em que se encontra a educação brasileira. Então, faço minhas as palavras da professora Amanda Gurgel, de Natal/RN, que não deixou de aproveitar a oportunidade que 100% dos professores brasileiros gostariam de ter para soltar sua voz. Parabéns professora!!!!


terça-feira, 24 de maio de 2011

"EM CASA"

SENTADO NO SOFÁ, ASSISTINDO TV, COMENDO MEU FRANGO E TOMANDO MEU WHEY. ESTOU APENAS ENCHENDO MEU TANQUE.
A JORNADA É DURA!
NA REALIDADE, NO MEU VERDADEIRO HABITAT, NÃO TEM SOFÁ. NEM CAMA. AS BATIDAS NO TATAME E OS GRITOS DE ESFORÇO SÃO MÚSICAS PARA MEUS OUVIDOS.
RASPAGENS, PASSAGENS DE GUARDAS, QUEDAS, MUITAS FINALIZAÇÕES E MÚSCULOS PULSANDO DE DOR.
ÁCIDO LÁTICO, FADIGA, EXAUSTÃO. RESPIRO UM POUCO, TOMO UMA ÁGUA, ALGUNS MÍSEROS MINUTOS DE RECUPERAÇÃO E MAIS UM "ROLA".
NESTE LUGAR ME SINTO EM CASA. NESTE LUGAR EU SOU REI.
ISTO É BRAZILIAN JIU-JITSU!

(Adaptado de propaganda publicitária da Universal Nutrition)

domingo, 15 de maio de 2011

Semana de treino

Nessa semana estarei viajando para Arantina e Bom Jardim de Minas com meus alunos da Escola Estadual Padre Antônio Vieira, participando dos Jogos Escolares de Minas Gerais. Por isso não estarei a frente dos treinos desta semana, o que não justifica a ausência da galera. Vamos treinar, por que dia 19 de Junho estaremos todos lutando o Campeonato Estadual de Jiu-jitsu da FJJD-Rio.
Assim que voltar vou colocar o vídeo do treino funcional que nós fizemos semana passada.
Treinem forte e até a volta.
OSS

sábado, 14 de maio de 2011

CAMPEONATO BRASILERIO 2011 - CBJJ

Só de olhar essa foto já me arrepio!!!
Tive a honra de tirar uma foto com Murilo Bustamante, ex-campeão mundial de jiu-jitsu, ex-campeão do UFC e ex-campeão do Pride. Hoje é o principal líder da Equipe Brazilian Top Team e é faixa preta de Carlson Gracie.

E aí galera que acompanha o blog,
com uma semana de atraso, por problemas na net, vou contar como foi minha segunda experiência lutando um Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu.
Como contei no último post, estava com o peso estourando em 2kg. Luto na categoria pena e como sabem o peso deve bater 70,000kg com kimono. Sempre tento manter meu peso em torno dos 68,000kg, pois meu kimono pesa aproximadamente 1,800kg. É um kimono bastante leve (Atama Mundial, olha o merchan, hein Atama, rsrs!!).
Na véspera do campeonato (sábado) fiz um aeróbico de +- 60 minutos (bem leve) e restringi bastante a ingestão calórica, comendo bastante frutas e mantendo somente o almoço como os dias anteriores. 24h antes do horário previsto para eu lutar não bebi mais nada de líquido (17:30h).
Minha esposa, muito minha amiga, rsrsrs, me chamou para ir a um aniversário do filho de uma amiga dela. Pensem o que eu passei!!! Salgadinhos, refrigerantes, docinhos e tudo o que manda um aniversário de criança. Sabem o que eu comi? Antes de chegar lá, uma salada de fruta e uma barra de cereal, lá tomei um copo de água e depois bebi um Gatorade. É mole?!?!
Domingo, 08 de Maio de 2011, chegou o dia.
Chegamos ao Tijuca Tênis Clube 15:30h e corri diretamente para a balança...
Quase caí duro! 66,700kg sem kimono!!! Vesti o pano e... 68,500kg.
O que eu fiz? Comi pkct, mas nada pesado pra não atrapalhar a digestão e não ficar pesado na hora da luta. Frutas, barrinhas de cereal e muito líquido (tome Gatorade pra dentro).
Chegou a hora...
Me chamaram e meu adversário. O frio na barriga ainda é o mesmo, mas agora sinto uma sensação muito boa. Começa a dúvida: puxar pra guarda ou não?
No corner do meu adversário (Stefanno Ebbo - Instituto Reação) tinha um camarada que eu havia vencido no Estadual do Rio em 2010 e nessa ocasião dei-lhe um quedásso e joguei por cima, passando sua guarda. Escutei ele gritando: "Ele joga por cima!!! Não puxa ele pra guarda!!! Carlson Gracie!!!"
Não sei de onde ele tirou isso, rsrsrs, eu passador?
Puxei pra guarda!!!
O cara foi muito burocrático, pra não dizer amarrão. Sacudi ele pra tudo quanto foi lado e ele nada. Abri minha guarda e tentei de guarda aranha. Dei mole e ele chegou na meia, uma vantagem. Continuei tentando raspar mas ele tinha uma base muito boa. Pensei em tentar pegar as costa dele mas as pegadas também eram muito fortes. Então fui pro tudo ou nada, comecei a atacar de dentro da guarda, mas ele começou a passar e eu pra não perder a posição emborquei e virei de 4 apoios, mais uma vantagem.  Antes dele tentar pegar minhas costas consegui repor mas daí pra frente foi que ele não lutou mesmo.
Final: 0x0 e duas vantagens pra ele. Perdi, mas acho que lutei bem e meu consolo foi que ele acabou campeão brasilerio.
Um conselho: mantenham o peso pelo menos 5% acima do limite da categoria, pois só a stress pré-competitivo já ajuda o você perder líquido antes da luta, então não precisa se matar com dieta se o seu peso está menos de 10% acima na semana antes da competição( Ex: se você luta de pena, como eu, mantenha seu peso em torno de 72kg na semana pré-competição e fique tranquilo pois você consegue bater o peso)
Gostaria de agradecer a todos que me deram força novamente: pais, irmãos, amigos de equipe (Rotatori/Passarinho Team), etc. Agradeço também a galera da BTT/JF pela carona.
Abraço a todos e continuem treinando forte.
MISSÃO CUMPRIDA!!!
OSS!!!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Diário de uma semana pré-competição

Olha a cara de acabado!!!

Hoje vou contar como foi minha semana pré Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu, a respeito da minha alimentação, já que eu estava com o peso estourado em 2kg, e a respeito de treinamento físico e técnico.
Minha alimentação vinha sendo basicamente essa:
6:30h - 200ml de leite integral + 50g de cereal Kelness (uma espécie de granola) + 2 caps de Vitaplus (multivitamínico);
9:30h - 2 bananas pequenas;
12:00h - 2 col. de arroz + 100g de frango + salada de alface, pepino e tomate;
15:00h - 300ml de suco de soja + 1 maçã;
18:00h - 2 bananas;
22:00h - 300ml de iogurte Activia + 1 fatia de pão integral com requeijão light.
Costumava variar as frutas e ainda estava tomando um termogênico de 420mg de cafeína anidra e 5 caps de BCAA pós treinos. O Whey Protein e a Creatina que eu vinha tomando, dei uma parada pois fiquei com receio de atrapalhar na redução do peso e na desidratação, já que a creatina retém muito líquido e o whey protein também funciona como anticatabólico.
Meu treinamento passou a priorizar as atividades aeróbicas e no treino de força dediquei mais tempo aos exercícios de força pura e explosão muscular:
6:30h - ia trabalhar de bike, o que dava 30min. de atividade aeróbica;
18:00h - seg/qua: Treino de Força - 3x2-5 reps. (supino/agachamento/levantamento terra/remada curvada/pulley alto/barra fixa), ter/qui: Treino de explosão muscular - 3x8 reps (puxadas com kimono na barra/leg press/cadeira extensora/remada unilateral/supino dumbells/exercícios com cinto de tração/medicine ball 10kg). Após estes treino ainda fazia 30 min. de esteira e/ou bike.
20:00h - treino técnico de jiu-jitsu dando prioridade as posições e exercícios específicos (passando guarda/raspando/quedas/finalizações/saindo do 100kg/saindo da montada/escapando de ataques).
No próximo post conto o resultado do esforço.
Treinem forte. OSS!!!